Redação em ação

Olá caros leitores,

sejam bem vindos a este blog que tem como pretensão reunir e divulgar materiais que vão auxiliar em suas redações. Agora vocês não precisarão mais vagar pela internet à procura de ajuda, aqui vocês encontrarão bons artigos, redações de vestibulares e textos meus entre outros, para auxiliá-los nessa tarefa tão necessária. Chega de dizer que escrever é difícil, só se aprende a fazer, fazendo. Então, vamos lá!

domingo, 31 de outubro de 2010

Coesão e coerência

Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata, então, a coesão textual? Da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes.
Uma das modalidades de coesão é aremissão. E a coesão pode desempenhar a função de (re)ativação do referente. A reativação do referente no texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas.
A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.
Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes.Este não briga com quem torce para outro timeaquele o faz.
Explicação: O termo isso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; esterecupera a palavra Pedro; aquele , o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time – são anafóricos.
A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais. Exemplos:
Exemplo: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamosdeleo professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos.
Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor – são catafóricos.
De que trata a coerência textual ? Da relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está, portanto, ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.

por noely landarin

Nenhum comentário:

Postar um comentário