Redação em ação

Olá caros leitores,

sejam bem vindos a este blog que tem como pretensão reunir e divulgar materiais que vão auxiliar em suas redações. Agora vocês não precisarão mais vagar pela internet à procura de ajuda, aqui vocês encontrarão bons artigos, redações de vestibulares e textos meus entre outros, para auxiliá-los nessa tarefa tão necessária. Chega de dizer que escrever é difícil, só se aprende a fazer, fazendo. Então, vamos lá!

domingo, 31 de outubro de 2010

Esquema de leitura

Este esquema de leitura foi desenvolvido por especialistas para interpretação e compreensão textual de textos em língua inglesa.
É aconselhável o uso deste esquema para facilitar a interpretação e compreensão textual.
1. SKIMMING (SKIM - folhear, passar os olhos)
  Captar a idéia principal/central.
  Maiêutica Socrática - Chegar à conclusão
  que se queira fazendo-se as perguntas certas.
2. SCANNING (SCAN - esquadrinhar, escandir)
  Buscar as idéias secundárias.
  Detalhes.
3. GUESSING (GUESS - suposição, adivinhar)
  Intuir.
  "Sacar".
4. INFERENCE (INFER - deduzir, supor)
  Extrapolar.
  Ir além.
5. EVALUATION (EVALUATE - avaliar)
  Avaliação da idéia do texto.
6. UNDERSTATEMENT Subafirmar
outras orientações:
a) Ler, primeiramente, o título e o autor. Isto facilita o entendimento e direciona o esquema de leitura.
b) Ler o texto na íntegra no máximo três vezes;
c) Fazer marcações (sublinhar, circular) em palavras-chaves (idéias e palavras desconhecidas);
d) Anotar na margem a síntese do parágrafo;
e) Relacionar o texto às suas vivências e à história pessoal. O texto constrói seu significado por meio da vivência (experiência de vida do autor) e pela intertextualidade (todos os textos que leu).
f) Depreender os múltiplos e variados modos de leitura. O leitor deve decodificar as palavras (interpretar) e relacioná-las em seus diversos sentidos (compreender). É mister o leitor perceber num texto diferentes formas de relações: com o autor (o que o autor quis dizer?), com seu referente (a ideologia nas entrelinhas das idéias expressas, o implícito), com o leitor (as intenções subentendidas), com os outros textos (estabelecer comparação entre dois ou mais textos, seja no conteúdo, seja o estilo).
g) Preocupar-se com o vocabulário somente se for palavra-chave. E é simples encontrar seu significado inferindo a partir de seu radical e das relações com outras palavras. Se for uma palavra "incidental", isto é, de complementação periférica, não prejudica ou compromente o entendimento da leitura.

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